Este blog foi criado para você vestibulando que está em busca de uma universidade,confira nosso conteudo,comente nossas postagens,baixe arquivos,deixe sua mensagem,tire duvidas e muito mais...!


sejam bem vindos!

de:Thaís Almeida

sábado, 7 de maio de 2011

Biotecnologia-fique por dentro!

Biotecnologia

Há uns dez anos só se falava do avanço da genética e de como a manipulação dos genes prometia grandes feitos à humanidade. O assunto saiu um pouco de pauta, mas será que a biotecnologia ainda é uma carreira promissora? A resposta é sim.
De acordo com Marcelo Fernades da Silva, diretor do curso tecnológico de Gestão em Biotecnologia da Universidade de Uberaba (MG), o mercado de trabalho está em alta pois há grandes investimentos e fusões empresariais com o objetivo de obter novos produtos biotecnológicos de interesse comercial. O coordenador do curso de Engenharia Biotecnológica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), José Celso Rocha, afirma ainda que a área ganhou interesse estratégico nos últimos seis anos: “depois da aprovação da Lei de Biossegurança no Congresso, que regulamentou o uso de células-tronco e transgênicos, empresáros passaram a se interessar pelo assunto”.
Os setores mais aquecidos são o de biocombustíveis (bioetanol e biodiesel), medicamentos (vacinas e hemoderivados), comodities (soja, algodão, milho e outros transgênicos), melhoramento genético animal (bovino, caprino e ovino) e meio ambiente e conservação de espécies (biorremediação, controle de poluentes e bioindicadores). O biotecnólogo também pode: pesquisar métodos de utilização desses microorganismos na produção de alimentos e bebidas; cuidar do controle do crescimento microbacteriano e da segurança e higiene no ambiente de trabalho; e trabalhar como engenheiro, projetando equipamentos que reproduzem, em escala industrial, processos que envolvam células vivas, empregados na fabricação de medicamentos, cosméticos, alimentos ou química em geral.
E não acaba por aí: como esse é um novo campo, outras áreas além das já existentes poderão ser objeto de intervenção deste profissional, aumentando as oportunidades no mercado de trabalho. Se você se interessou pela atuação desse campo de estudo, é bom entender de matemática, física, química, estatística e informática, que são disciplinas base da graduação. Além disso, é recomendável atentar para qual tipo de curso irá optar: tecnológico ou bacharelado. Enquanto o primeiro deles forma especialistas em gestão e processos biotecnológicos, o segundo propõe uma formação mais abrangente, para que o profissional possa exercer atividades em todas as áreas da biotecnologia.
Fonte: Guia do Estudante 2010, versão impressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário